Autor: Lilian Velloso – Data: 11/11/2022 – Categoria: ESG
Exemplos práticos de como as métricas ESG são uma forma de entender as vantagens competitivas de uma empresa.
Em geral, as vantagens competitivas alcançadas por uma empresa serão capturadas por métricas de oportunidade em vez de métricas de risco. Abaixo são mencionadas algumas métricas ESG que podem informar sobre a vantagem de produtos (bens de consumo ou serviços) frente ao consumidor.
– Receita vinda de produtos certificados por terceiros em padrões de sustentabilidade ambiental ou social;
ou
– Receita de produtos projetados para eficiência de recursos na fase de uso:
As métricas acima fornecem informações sobre as entradas de caixa relacionadas à capacidade de captar demanda por produtos com atributos de sustentabilidade.
– Práticas de marketing e recrutamento:
Essas métricas capturam até que ponto as empresas podem induzir consumidores por meio de propaganda enganosa ou apresentam práticas agressivas de recrutamento. Dependendo da gestão sobre estes temas, podem representar risco reputacional.
– Porcentagem de fornecedores que passaram por auditoria de responsabilidade social/ambiental e sua classificação por resultado e/ou grau de maturidade:
Essa métrica pode fornecer informações sobre o grau de relacionamentos seguros na cadeia de suprimentos e sobre o fornecimento de produtos que atendem aos requisitos de desempenho em sustentabilidade.
Na indústria de Embalagens ou Eletrônicos, por exemplo – Peso de produtos em fim de vida e resíduos recuperados, porcentagem reciclada:
Está métrica fornece informações sobre as possibilidades de uma empresa simultaneamente reduzir custos, por meio da redução de resíduos, e riscos relacionados ao fornecimento de insumos essenciais à produção, uma vez que podem ser mitigados por meio da recuperação e reciclagem.
Outra situação é: a medida que o volume de dados de sustentabilidade divulgados por empresas em todo o mundo continua a aumentar, gestores de ativos e outros profissionais de investimento são desafiados com a tarefa de gerenciar a proliferação destes dados e para garantir inputs de qualidade para o processo de investimento. Muitas organizações têm processos e tecnologias para coletar, armazenar e analisar dados estruturados e não estruturados, e essas tecnologias estão sendo cada vez mais adaptadas para incluir ESG. De fato, em um ambiente de informações muitas vezes caracterizado pela fragmentação, a capacidade de agregar de forma eficaz e eficiente dados ESG de qualidade de diferentes tipos e fontes, também pode apresentar uma vantagem competitiva.
Os exemplos mencionados aqui trazem apenas algumas situações onde a gestão ou divulgação de indicadores ESG de forma eficiente mostram as vantagens competitivas de uma empresa. É possível notar como estes temas estão intimamente relacionados e não são excludentes: as boas práticas em meio ambiente, bem estar social e governança agregam valor e competitividade aos negócios.
Quer entender melhor a relação dos indicadores ESG com competitividade? Entre em contato conosco