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CRESCIMENTO DA EMPRESA POR MÉTRICAS ESG

Autor: Lilian Velloso – Data: 01/11/2022 – Categoria: ESG

Este artigo dá exemplos de como as métricas ESG fornecem informações sobre a capacidade de uma empresa crescer, inclusive pela aplicação eficiente de capital ou através da captura de participação de mercado.

Para obter o valor de uma empresa, um dos pontos a serem analisados é a sua capacidade de crescimento: a empresa está aumentando sua participação de mercado ou operando em um mercado em crescimento? Com que eficiência ela aplica seus recursos (capital)?

Ao promover a correta mensuração, gestão e divulgação de métricas ESG, a empresa fornece também uma base confiável de informações que indicarão sua tendência de crescimento para investidores e outros stakeholders em geral.

Alguns exemplos de métricas ESG que trazem estes conceitos são listadas abaixo:

Setor automobilístico – O número de (1) veículos Zero Emissões (VZE), (2) veículos híbridos e (3) veículos híbridos plug-in vendidos.

Em meio à crescente regulamentação de limitação de emissões e à crescente demanda por produtos de energia alternativa, essa métrica fornece informações sobre o potencial de crescimento de uma indústria automobilística pela captura de market share para três segmentos principais de produtos de energia alternativa.

Setor hoteleiro – Número de unidades de hospedagem dentro ou perto de áreas protegidas ou com espécies ameaçadas de extinção, juntamente com uma descrição das políticas de gestão ambiental e práticas para preservar os serviços ecossistêmicos:

Para hotéis que atendem turistas em áreas costeiras (lugar onde ocorre 80% do turismo), a degradação dos recursos naturais pode tornar os destinos de viagem menos atraentes, resultando em taxas de reserva reduzidas.

Além disso, a falha em proteger ecossistemas sensíveis pode ameaçar a licença de operação de uma empresa e limitar sua capacidade de construir novos hotéis em áreas com sensibilidade ecológica.

O desempenho neste assunto fornece informações sobre como a(s) localização(ões) de uma empresa e as práticas de gestão ambiental podem reduzir receitas, ameaçar sua licença para operar e/ou impedir a expansão. Todos estes fatores limitam o potencial de crescimento.

Bens de consumo – Descrição dos esforços para gerenciar os impactos do ciclo de vida do produto e atender à demanda por produtos sustentáveis:

Ao entender a abordagem estratégica de uma empresa para capturar a demanda por produtos sustentáveis, pode-se entender melhor seu posicionamento para capturar participação de mercado em relação a seus concorrentes.

Setor energético – Eficiência energética média de células a combustível por tipo de aplicação e tecnologia:

Empresas que melhoram as características do produto relacionadas à eficiência energética podem ganhar vantagens competitivas e capturar participação de mercado, já que existe crescimento tanto na demanda, quanto nos requisitos regulatórios para produtos energeticamente eficientes com um menor custo de utilização.

Os exemplos acima mostram como a gestão de questões relacionadas a ESG pode trazer diferenciação, competitividade e crescimento para uma empresa. Ou seja, o investimento em ESG impacta positivamente os resultados do negócio e informam sobre seu horizonte de desenvolvimento nos médio e longo prazos.

Quer uma avaliação sobre as possibilidades de crescimento da sua empresa por meio de ações ESG? Entre em contato conosco